O presidente Lula confirmou nesta quinta-feira (10) a indicação da advogada Estela Aranha para uma das vagas de jurista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estela foi secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça na gestão de Flávio Dino, que atualmente é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e contou com o apoio do magistrado na disputa interna pela vaga.
Além do apoio de Dino, Estela teve respaldo da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e de Edinho Silva, recém-eleito presidente nacional da legenda. Sua indicação também teve boa receptividade por parte da ministra Cármen Lúcia, atual presidente do TSE.
A vaga foi preenchida a partir de uma lista tríplice exclusivamente feminina, uma articulação inédita feita dentro da própria Corte. Estela concorreu com a atual ministra substituta Vera Lúcia e com a desembargadora Cristina Maria Neves (TRE-DF).
Já para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lula escolheu a procuradora de Justiça de Alagoas Marluce Caldas. Marluce é tia do prefeito de Maceió, JHC (PL), mas pode apoiar o campo governista em 2026. As indicações ainda precisam ser aprovadas pelo Senado.
+ There are no comments
Add yours