Nesta segunda-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que comutará as penas de 37 presos no corredor da morte em nível federal, em uma decisão tomada a menos de um mês de sua saída do cargo.
Todas as sentenças comutadas serão reclassificadas para prisão perpétua sem liberdade condicional, disse Biden em um comunicado.
O presidente norte-americano emitiu mais comutações no final de sua presidência do que qualquer um de seus antecessores recentes no mesmo momento de seus primeiros mandatos, disse a Casa Branca em um comunicado.
Biden, que deixará o cargo em 20 de janeiro, “dedicou sua carreira à redução de crimes violentos e à garantia de um sistema judiciário justo e eficaz” e “acredita que os Estados Unidos devem acabar com o uso da pena de morte em nível federal, exceto em casos de terrorismo e assassinatos em massa motivados pelo ódio”, conforme afirma a nota.
O texto diz ainda que “quando o presidente Biden assumiu o cargo, seu governo impôs uma moratória sobre as execuções federais, e suas ações hoje impedirão que o próximo governo mantenha sentenças de execução que não seriam proferidas de acordo com a política e a prática atuais”.
No início deste mês, o presidente dos EUA anunciou perdões para aproximadamente 1.500 americanos (o maior número em um único dia) que demonstraram uma reabilitação bem-sucedida e um compromisso em tornar as comunidades mais seguras.
Isso incluiu comutações de sentenças para quase 1.500 indivíduos que foram colocados em confinamento domiciliar durante a pandemia da Covid-19 e que se reintegraram com sucesso em suas famílias e comunidades, além de 39 perdões para indivíduos que foram condenados por crimes não violentos.
( pleno News )
+ There are no comments
Add yours