EUA diz que ataque iraniano à maior base no Catar não causou mortes

Estimated read time 4 min read

 

 

 

 

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou, nesta segunda-feira (23/6), que o Irã lançou diversos mísseis de curto e médio alcance contra a Base Aérea de Al Udeid, no Catar. A instalação é a maior base americana na região do Golfo e abriga mais de 10 mil militares. Não há registro de mortos.

“Estamos monitorando a situação de perto. Neste momento, não há relatos de mortos”, informou o Pentágono em comunicado.

A ação, segundo fontes do governo iraniano ouvidas pelo New York Times, foi uma resposta direta aos recentes bombardeios norte-americanos contra instalações do programa nuclear do Irã.

  • Tendo como alvo a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), Israel voltou a lançar ataques aéreos contra o país, nesta segunda-feira (23/6), com “intensidade sem precedentes” ao “coração de Teerã”, capital do Irã.
  • Segundo o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, os alvos incluem o quartel-general de Basij; a Prisão de Evin, “para presos políticos e opositores do regime”; o relógio da Destruição de Israel, localizado na Praça Palestina; e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária.
  • Em resposta, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã realizou, nesta segunda-feira (23/6), a 21ª operação com mísseis desde o início do conflito com Israel, no último dia 13 de junho. A ação adota nova tática ao lançar um ataque combinado de mísseis e drones contra múltiplos alvos em outras regiões de Israel.
  • De acordo com um comunicado oficial do IRGC, foram usados mísseis de propulsão sólida e líquida, além de drones suicidas, para atingir áreas estratégicas espalhadas de norte ao sul do território israelense.
  • Nesse sábado (21/6), os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, depois de bombardear três instalações nucleares do Irã.
  • O Iêmen anunciou a entrada no conflito “contra Israel e EUA”, ao lado do Irã, e diz estar de “prontidão para participar do ataque a navios e navios de guerra americanos no Mar Vermelho, caso o inimigo americano lance uma agressão em apoio ao inimigo israelense contra a República Islâmica do Irã”.

Além do ataque à base aérea, testemunhas relataram ter ouvido várias explosões na capital do Catar, Doha. Ainda de acordo com autoridades do governo do Catar, não houve vítimas entre a população local. O governo dos Estados Unidos também informou que não há registro de militares mortos.

Fontes iranianas disseram que os ataques fazem parte de uma operação militar batizada de “Anunciação da Vitória”. Em nota, as Forças Armadas do Irã declararam que “nenhum ataque ao território iraniano ficará sem resposta”.

A ofensiva foi previamente comunicada tanto a Washington quanto a Doha por meio de canais diplomáticos, com cerca de duas horas de antecedência. Segundo três autoridades iranianas consultadas pelo New York Times, o objetivo foi realizar uma retaliação simbólica, mas de forma calculada, para evitar baixas e permitir que o conflito não escale de maneira irreversível.

Esse tipo de resposta segue um padrão semelhante ao adotado em 2020, quando o Irã também avisou autoridades iraquianas antes de lançar mísseis contra uma base americana, dias após o assassinato do general Qassem Soleimani.

Espaço aéreo fechado

Nesta segunda-feira (23/6), o Catar informou que fechou temporariamente o espaço aéreo devido às ações tomadas em resposta ao conflito na região entre Irã e Israel.

A notícia foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar nas redes sociais. As autoridades explicaram que essa medida visa proteger cidadãos, moradores e visitantes do país.

O fechamento ocorre após o Irã reiterar ameaças contra os EUA. No último sábado (21/6), o presidente Donald Trump autorizou bombardeios contra três instalações nucleares do Irã.

Várias escolas no Catar também receberam ordens de fechamento. Mais cedo, as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Catar divulgaram comunicados recomendando que seus cidadãos no país se isolassem em suas casas até novo aviso.

 

 

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta