O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (15) novas sanções contra indivíduos e entidades iranianas acusados de reforçar a repressão a manifestantes e de lavar dinheiro obtido com a venda de petróleo ao exterior. As medidas foram divulgadas pelo Departamento do Tesouro e atingem 18 alvos ligados ao regime de Teerã.
Segundo o secretário do Tesouro Scott Bessent as sanções miram estruturas usadas para driblar restrições internacionais ao petróleo iraniano e desviar recursos que deveriam beneficiar a população do país. Entre os sancionados está Ali Larijani chefe da segurança nacional do Irã. Bessent afirmou que líderes iranianos responderam a protestos pacíficos com violência incluindo ataques a civis feridos e hospitais.
O anúncio ocorre em meio à escalada de tensão entre Washington e Teerã enquanto o presidente Donald Trump avalia possíveis ações militares e já impôs tarifa de 25 por cento a países que mantêm negócios com o Irã. Apesar do tom duro Trump afirmou nesta semana que foi informado de que as mortes no país iriam cessar.


+ There are no comments
Add yours