O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou que a Europa está à beira da paz graças aos esforços de Donald Trump. A declaração do político republicano aconteceu nesta quinta-feira (20/2), durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC).
- As negociações de paz sobre a guerra na Ucrânia avançaram após Trump telefonar para Putin e Zelensky em 12 de janeiro.
- Delegações dos EUA e Rússia já se reuniram na Arábia Saudita para discutir soluções para a guerra.
- Apesar dos avanços, Zelensky e aliados da Europa têm acusado Trump e Putin de excluí-los das tratativas.
“Estamos à beira da paz na Europa pela primeira vez em três anos”, disse Vance durante participação no evento que reúne figuras da direita mundial.
“Como você vai acabar com a guerra a menos que esteja falando com a Rússia? Você tem que falar com todos os envolvidos na luta”, disse o vice dos EUA.
Apesar das falas de Vance, Zelensky tem criticado a exclusão da Ucrânia e Europa nas negociações, o que desagradou Trump.
Na quarta-feira (20/2), o presidente dos EUA chegou a chamar seu homólogo ucraniano de “ditador” e disse que Zelensky precisava agir rápido para não perder seu país.
Depois do episódio, o líder ucraniano recebeu o enviado especial de Trump para a Ucrânia, general Keith Kellogg, para discussões sobre o fim da guerra com a Rússia. Maiores detalhes sobre a conversa, contudo, não foram revelados.
+ There are no comments
Add yours