“Essa guerra poderia ser resolvida em uma mesa de bar”, diz Lula sobre o confronto no Leste Europeu

Estimated read time 2 min read

Em evento internacional sobre igualdade e democracia na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), nesta quarta-feira (30), o ex-presidente Lula falou sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já se estende por mais de 1 mês. De acordo com o petista, “os motivos que levaram ao confronto bélico poderiam ser resolvidos em uma mesa de bar regada à cerveja”.

Em um discurso de quase 1 hora, para uma plateia de mais de 5 mil pessoas, Lula, que tenta este ano voltar ao comando da nação pela terceira vez, mandou um recado para os líderes mundiais, sobretudo Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. “Queria avisar pro Putin, para o presidente da Ucrânia, avisar para o Biden, avisar para os presidentes dos países europeus: parem com essa guerra, o povo precisa de paz”, ressaltou.

Ainda sobre o confronto entre Rússia e Ucrânia, Lula, que se notabilizou em seu governo pela habilidade no que concerne à diplomacia internacional, salientou que os cidadãos dessas nações precisam de outros aspectos e não de uma guerra. “O povo quer emprego, quer salário, educação, vida e não quer morte. A quem interessa essa guerra? Essa guerra por tudo que eu compreendo, leio e escuto seria resolvida aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja, se não na primeira, na segunda, se não na terceira, se não desse na terceira ia até acabar as garrafas para um acordo de paz”, declarou.

Na exposição à plateia, o líder do Partido dos Trabalhadores, o qual aparece como favorito destacado nas últimas pesquisas de intenção de voto, reiterou a sua intenção de redefinir o papel da Petrobras e criticou o atual governo federal no que tange à “apropriação” de Bolsonaro dos símbolos nacionais. “Essa bandeira é nossa não é deles”, afirmou Lula segurando uma bandeira do Brasil.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta