A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
No Brasil, o mês escolhido para combate foi o janeiro através do Janeiro Roxo – Em período de ampla discussão a respeito da saúde pública voltada para estratégias de combate a hanseníase.
Uma doença que continua a crescer e atingir as camadas mais empobrecidas brasileiras, por esse motivo se configura como um problema social e negligenciado até os dias atuais. Seu estigma vem de um longo período, quando o mal ainda era tratado por lepra, a falta de conhecimento acerca do tema, ainda é uma das maiores dificuldades no combate a hanseníase.
O número de novos casos continua a crescer no Brasil, registramos cerca de 30 mil novos casos a cada ano e o país é segundo maior em números infectados pela doença, perdendo apenas para a Índia.
O município de Barreirinhas durante o ano tem o indicador de hanseniase. De acordo com a população temos diagnóstico de 15 paciente.
Nos conversamos com Israel Sodré, Biólogo-Especialista em Saúde, Educação e Meio Ambiente, Pós_ graduação em Pedagogia Hospitalar e Domiciliar, Doutorando em Biomedicina e coordenador do programa Municipal de Hanseniase e Tuberculose falou mais sobre o assunto e a campanha.
Veja
+ There are no comments
Add yours