O mau cheiro e a poluição incomodam quem vive ou visita a região na orla da capital maranhense.
SÃO LUÍS – Despejo de esgoto na praia da Ponta d’Areia preocupa moradores e frequentadores da do local. O mau cheiro e a poluição incomodam quem vive ou visita a região, na orla de São Luís. As imagens foram feitas nesta semana.
Sema aguarda a emissão do novo laudo de balneabilidade
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) explicou que está acompanhando a situação na Ponta d’Areia e aguarda a emissão do novo laudo de balneabilidade, que apontará as condições da água. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), por sua vez, disse que já adotou medidas para resolver o problema e garantir a qualidade da água.
Trechos da praia da Ponta d’Areia impróprios para banho
O laudo de balneabilidade mais recente, divulgado, na última segunda-feira (13), apontava que três trechos da praia da Ponta d’Areia estão impróprios para banho. O monitoramento referente a este laudo foi realizado no período de 15 de setembro a 13 de outubro deste ano.
O órgão também pede que a população denuncie, pelos canais oficiais, casos de ligações clandestinas e o despejo irregular de esgoto em áreas de praia. A prática é considerada crime ambiental.
Leia a nota divulgada pela Caema e Sema:
“A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que todas as medidas técnicas para resolução do problema foram adotadas para garantir a qualidade da água no local. A Companhia continuará realizando o trabalho contínuo de fiscalização e intervenção técnica para combater o lançamento irregular e clandestino de efluentes que atingem as praias de São Luís, na região da Litorânea e Praça do Pescador.
A Caema continua investindo em projetos estruturantes de coleta e tratamento, para garantir a segurança dos frequentadores de praias, realiza supervisões constantes na região com vistorias técnicas para identificação de ligações clandestinas, despejos irregulares e lançamentos ilegais que afetam a qualidade ambiental das praias de São Luís.
É importante que a população denuncie nos canais oficiais da Companhia as ligações clandestinas e o despejo irregular de efluentes em áreas de praias, o que configura crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) ressalta que está acompanhando a situação relatada e aguarda a emissão do novo laudo de balneabilidade, que indicará se houve alteração nas condições da água na Praia da Ponta d’Areia”.
+ There are no comments
Add yours