Escolas reformadas e construídas na gestão passada nos padrões dignos contrastam com a realidade e abandono vivida atualmente

Estimated read time 3 min read

Recentemente noticiamos o descaso com que a atual gestão de Tutóia, do prefeito Diringa Baquil encara a educação no município. Mostramos escolas que ficaram com poucos detalhes pela ex-gestão para ser entregue a população, mas o que vimos foi o abandono dos prédios, que poderiam estar sendo um fator de desenvolvimento na educação do município, estão tomados pelo mato.

Vale ressaltar que essas escolas foram construídas todas nos padrões de escola digna custeado pelos recursos do fundeb da Prefeitura de Tutóia, na gestão do ex-prefeito, Romildo Damasceno que deixou em caixa, cerca de R$10 milhões de reais para o término das escolas, porém a atual gestão diz que não há recursos para a conclusão das unidades.

Para efeito de comparação, nós visitamos as unidades entregues na gestão passada, iguais a essas que hoje vivem abandonadas e contemplamos de perto a transformação da educação nessas localidades. Ao todo foram 12 escolas feitas nos padrões de escola digna construídas na ex-gestão.

Nós visitamos a escola Florisbela Damasceno no povoado Taboal, antes a comunidade ali vivenciavam uma educação sem as mínimas condições, o prédio era pequeno e sem a mínima dignidade para abrigar professores e alunos.

A diretora da escola Roseane Oliveira nos conta a transformação vivida pela comunidade.
Um prédio amplo, com salas climatizadas, refeitório, cantina, livros didáticos, carteiras novas, tudo que uma escola digna oferece.

 

Além disso, a diretora ainda nos conta que hoje a participação da comunidade dos pais e mães de alunos é algo vivenciado diariamente.Professores e alunos que falaram com a nossa equipe de reportagem foram unânimes em destacar a mudança do comportamento de todos que fazem a escola tanto professores quanto alunos.
E com o novo prédio a vontade de lecionar e de passar conhecimento por parte dos professores é vivenciada diariamente.

A escola Florisbela Damasceno que vive uma nova realidade em infraestrutura e no pedagógico abrangendo cerca de cinco comunidades e sempre é destaque nos números do desenvolvimento educacional no município

Outra escola reformada ampliada nos padrões dignos da gestão passada é a escola do bairro Paxicá.

A escola do povoado do bairro Paxicá também vive uma realidade, totalmente diferente, abrangendo vários alunos, hoje a escola possui 12 salas, cantina, refeitório, área de lazer,  estando totalmente adequada e nos padrões dignos para receber o aluno. Antes a escola vivenciava várias mazelas.

 

Hoje vive ares de mudança e de transformação, a dignidade chegou à escola por compromisso de quem realmente levava a sério os interesses da população.

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta