Escola Raio de Luz II em Barreirinhas irá apresentar projeto Plante um Ipê e faça o Meio Ambiente florescer

Estimated read time 4 min read

Na sexta-feira (04), na semana do Meio Ambiente, a Escola Raio de Luz II em Barreirinhas irá apresentar o PLANTE UM IPÊ E FAÇA O MEIO AMBIENTE FLORESCER, o Projeto será apresentado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo professor Doutor, Israel Sousa, ministrante das disciplinas de Ciências e Geografia, da Escola Raio de Luz II.

Tem como objetivo, desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade ao plantar uma árvore, sensibilizando-os a cuidar do meio ambiente diariamente, valorizando o espaço público como local de grande importância e acesso de todos.

Com os alunos do ensino fundamental, anos finais, da escola Raio de Luz II, plantar quatro mudas de Ipê na praça do antigo Parque de Vaquejada.

Desenvolver o compromisso de cuidar e preservar as árvores, ficando os docentes, responsáveis por regar e manter a organização diária das mudas plantadas.
Contribuir para nosso planeta na promoção de um ambiente belo, organizado e gerador de ar ouro, dentro do centro urbano da cidade de Barreirinhas.

O Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas tem como uma de suas metas mais importantes fazer com que o número de árvores plantadas seja consideravelmente aumentado. Os problemas causados, pelo meio ambiente desmatamento já seriam suficientes para justificar esse objetivo, mas muitos outros se juntam a este. Hoje é comum se dizer que quem planta uma árvore está dando um presente para o futuro de nossos descendentes.

Reduzir o desmatamento da Amazônia em 72% até o ano de 2017 é uma meta ambiciosa do governo brasileiro que precisaria ser cumprida, pois os ecossistemas destas florestas têm a grande responsabilidade de absorver o carbono da superfície da terra, na verdade é responsável por 80% dessa absorção.

As árvores nada mais são do que formações naturais de vegetação que podem ter diversas espécies, bem como, também, diferentes formatos e intuitos. Numa forma bastante geral, uma árvore é representada como uma raiz, um tronco, uma copa cheia de folhas ou flores e, também, com vários galhos. Basicamente, o formato de uma árvore é assim mesmo.

Basicamente, a árvore é encontrada de forma selvagem em várias composições, estando uma geralmente perto da outra. Mas isso não significa que não seja possível que uma árvore se desenvolva sozinha em um campo, por exemplo. Elas, como já dito anteriormente, podem apresentar uma grande variabilidade de características, sendo que uma delas é, justamente, a de apresentar diversos tipos de tamanhos: enquanto podemos ter árvores do tamanho de um muro baixo, por exemplo, pode-se encontrar na natureza árvores com mais de 120 metros de altura, que é o caso das gigantescas sequoias do Parque Nacional da Sequoia, que está localizado na Califórnia, nos Estados Unidos.

O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê – também chamado de pau-d’arco, no Norte – vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais.

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores – amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.

A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de aguentar bastante a umidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios, bengalas, entre tantos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, servindo para a arborização urbana.
O Ipê é encontrado em todas regiões do Brasil, sempre chamou atenção dos naturalistas poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, Jânio Quadros declarou o Ipê –amarelo, da espécie tabebuia vellosoi, flor nacional, símbolo do nosso país.

A importância deste trabalho preconiza a necessidade de manter o meio ambiente vivo e cuidado, visando o bem estar de todos.
A aplicabilidade do projeto se dará através das disciplinas de ciências e geografia e através da interdisciplinaridade o tema será abordado pelos demais professores.

Relacionadas

Da Redação

1 Comment

Add yours

Deixe uma resposta