Em cerimônia pelos 90 anos do salário mínimo, Lula diz que valor é muito baixo

Estimated read time 2 min read

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (16/1), durante cerimônia alusiva aos 90 anos da criação do salário mínimo no Brasil, que o valor do piso nacional de remuneração é “muito baixo”.

O evento ocorreu na Casa da Moeda do Brasil, no Rio de Janeiro. Na ocasião, também foram lançadas medalhas comemorativas de nove décadas da política de piso nacional de remuneração.

“Nós não estamos fazendo este ato de apologia ao valor do salário mínimo, porque o valor do salário mínimo é muito baixo no Brasil, muito baixo”, reforçou o petista.

Segundo Lula, a intenção do evento é enaltecer “a ideia de um presidente da República, que, em 1936, criou a possibilidade de se estabelecer um salário que garantisse aos trabalhadores os direitos elementares que todos nós temos direito. A gente morar, a gente comer, a gente estudar, a gente ter o direito de ir e vir”.

O presidente referenciado é Getúlio Vargas, criador da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O titular do Planalto declarou que, por causa do valor baixo, o salário mínimo não preenche os “requisitos da intenção da lei” e frisou que é obrigação do governo e da população “brigar para que ele melhore”. O petista também alfinetou pessoas que são contrárias ao aumento do montante.

“Não é fácil, não. Quando a gente tentou falar que ia aumentar o salário mínimo, todo mundo dizia: ‘Vai quebrar a economia, vai quebrar as empresas’. Tem cara que dá R$ 1 mil de gorjeta para tomar uísque e não quer pagar um desgraçado do salário mínimo para um pobre“, declarou.
Durante o evento, Lula também defendeu a produção própria da moeda brasileira.

“A moeda é um símbolo de um país. O fato de você utilizar papel brasileiro, tinta brasileira, tudo brasileiro, e sobretudo o trabalhador brasileiro, é um símbolo extraordinário de que a gente está exercendo uma parte da nossa soberania. Um dinheiro de um país não pode ser feito em outro país”, ressaltou.

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta