Eduardo Braide, do PSD, de 48 anos, foi reeleito prefeito de São Luís neste domingo (6), no primeiro turno, para um mandato de mais quatro anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 79,02% das urnas apuradas, às 18h27.
Braide foi reeleito com 70,12%, com 403.981 votos válidos, apurados até às 20h23 deste domingo, com 100% das seções totalizadas. A vice-prefeita reeleita na chapa é Professora Esmênia (PSD). Esta é a segunda vez que Braide é eleito para um cargo público no executivo.
São Luís era a única capital do país em que o PT, partido do presidente Lula e o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, estavam em uma mesma chapa, a de Duarte Júnior (PSB). O candidato do PSB ficou em segundo lugar, com 22,56% e recebeu 129.962 votos válidos, apurados até às 20h24. com 100% das seções totalizadas.
A última vez que São Luís resolveu uma eleição em primeiro turno foi há 20 anos, em 2004, quando o ex-prefeito da capital, Tadeu Palácio, foi reeleito com 50,12%.
Em primeira entrevista concedida à Rádio Mirante News, do Grupo Mirante, após o reeleição Eduardo Braide agradeceu o povo de São Luís pela expressiva votação e afirmou que, vai trabalhar mais por São Luís mais do que trabalhou durante seu primeiro mandato e vai honrar com a população ludovicense.
“O povo de São Luís fez história a partir do momento em que reelege um prefeito em primeiro turno, com mais de 70% dos votos válidos e mais de 403 mil votos. Não estamos falando de votos, mas de pessoas que saíram da sua casa hoje, no intuito de nos fazer continuar na Prefeitura de São Luís. Eu agradeço imensamente à Deus por isso (…) eu sei que muita gente fica na dúvida de que, quando reelege um prefeito, tem o receio que o ritmo do mandato diminua. Da mesma forma que o povo de São Luís, fez história de forma inédita em dar essa votação expressiva para um prefeito, nós também vamos quebrar esse paradigma. Vamos mostrar que um prefeito em segundo mandato pode ser melhor que o primeiro e eu não vou deixar de honrar com o povo de São Luís”, disse Braide.
Ao todo, a disputa para à Prefeitura de São Luís contou com sete candidatos e uma candidata. Confira a votação de cada um com 100% das seções totalizadas, às 20h25.
- Eduardo Braide (PSD): 70,12% | 400.981 votos válidos
- Duarte Júnior (PSB): 22,56% | 129.962 votos válidos
- Dr. Yglésio (PRTB): 3,18% | 18.348 votos válidos
- Fábio Câmara (PDT): 1,35% | 7.800 votos válidos
- Flávia Alves (Solidariedade): 0,84% | 4.812 votos válidos
- Wellington do Curso (NOVO): 0,77% | 4.409 votos válidos
- Franklin Douglas (PSOL): 0,76% | 4.386 votos válidos
- Saulo Arcangeli (PSTU): 0,43% | 2.451 votos válidos
Propostas de Braide
Com 11 páginas, o plano de governo de Eduardo Braide conta com propostas nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, transporte público e mobilidade urbana. O prefeito reeleito dividiu as propostas em três eixos: Cidade Mais Humana, Cidade Mais Inteligente; e Cidade Mais Sustentável.
Entre algumas propostas de Braide, estão a construção da Maternidade Municipal em parceria com o Governo Federal e de novas Unidades Básicas de Saúde. Confira, abaixo, outras propostas do prefeito:
- Criar um Núcleo Especializado em Diagnóstico Precoce e Tratamento para crianças neurodiversas no Hospital da Criança, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar;
- Implantar a Telemedicina e um Aplicativo para facilitar a marcação de Consultas e Exames;
- Ampliar o Espaço da Mulher ofertando acesso a um conjunto integrado de ações e organismos visando seu empoderamento econômico, político e social através da inserção sócio produtiva, elevação da autoestima e exercício da cidadania;
- Construir mais Ciclovias e Ciclofaixas interligadas a outros modais de transportes, além de renovar e ampliar a frota de ônibus do transporte público;
- Implantar Sistema de Câmeras Inteligentes em pontos estratégicos da cidade;
- Criar o Museu Nacional do Azulejo – para preservar e promover a arte e história do azulejo e fortalecer o turismo cultural.
Quem é Eduardo Braide

PSD lança candidatura de Eduardo Braide à reeleição para a Prefeitura de São Luís — Foto: Emanuelle Rebelo
Eduardo Braide tem 48 anos, é natural de São Luís, e tem formação como advogado. Atualmente, está no primeiro mandato como prefeito de São Luís e foi reeleito para um segundo mandato neste domingo (6).
Anteriormente, Braide foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, além de deputado estadual de 2010 a 2014 e de 2015 a 2018. Também foi deputado federal por dois anos, até assumir a prefeitura.
Neste ano, a vice na chapa foi a atual vice-prefeita de São Luís, a professora Esmênia Miranda (PSD). Apoiaram a candidatura à reeleição de Braide os partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Republicanos.
+ There are no comments
Add yours