Assim como a fênix da mitologia – a ave que, morrendo, ressurgia das próprias cinzas, simbolizando os ciclos da vida -, o Hospital São Lucas está prestes a “renascer” de suas cinzas, trazendo um novo ciclo de esperança para a população de Barreirinhas. O compromisso assumido pelo prefeito Vinicius Vale, com o apoio do governador Carlos Brandão, representa um marco na história da cidade: a revitalização de um espaço que, sem essa iniciativa, poderia seguir o triste destino do abandono, tornando-se apenas, mais um prédio em ruínas, sujeito a invasões ou ao uso indevido por terceiros.
Pois bem, na noite de 5 de fevereiro de 2025, o Plenário da Câmara Municipal se tornou palco de um momento histórico. Os sócios remanescentes da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (AMAI), entidade que por décadas esteve à frente da unidade hospitalar São Lucas, reuniram-se para deliberar sobre a cessão da área ao município.
Durante a assembleia geral da entidade que foi conduzida por Tales Castro Oliveira, representante da ultima Diretoria da AMAI, foi feito um emocionante resgate da trajetória do Hospital São Lucas – desde sua fundação até os desafios enfrentados nos últimos anos e, como, desde o encerramento dos atendimentos e fechamento, a decadência estrutural do imóvel foi a mais dura cena de se ver do antigo São Lucas que serviu por décadas à população.
Diante desse contexto, a proposta apresentada pela gestão municipal através do Prefeito que pessoalmente esteve ao evento e manifestou publicamente o resgate de sua promessa de campanha, se mostrou como a alternativa viável para evitar o completo desaparecimento desse patrimônio e mesmo da identidade de nosso povo.
O compromisso apresentado pelo prefeito Vinicius Vale não é, apenas, de reabrir as portas do Hospital São Lucas, mas de entregar para a população de Barreirinhas uma estrutura renovada, moderna e plenamente funcional em até dois anos. Mais do que isso, a parceria estabelecida garante que a AMAI continue a fazer parte da “governança” do novo São Lucas, preservando sua identidade e reconhecendo o trabalho, a história e a memória de todos aqueles que, ao longo de décadas, dedicaram esforços à saúde pública da cidade.
A unanimidade na aprovação do projeto é reflexo da confiança depositada nessa iniciativa. Com planejamento e determinação, a Prefeitura de Barreirinhas dá, sem dúvidas, um passo fundamental para transformar um espaço que poderia ser apenas um retrato do passado em um símbolo de progresso e cuidado com a vida.
Agora, a população aguarda com expectativa o início das obras e, em breve, a reabertura das portas do São Lucas, reafirmando seu papel essencial na história e no futuro da cidade.
Como se vê, a vida imita a arte que imita a vida e, assim, o São Lucas, como a fênix da mitologia, ressurgirá das suas cinzas, iniciando um novo ciclo de vida. No caso, reiniciar um novo ciclo cuidando das nossas vidas. Parabéns ao prefeito pela iniciativa. Parabéns a todos os membros da AMAI, memórias vivas da história de Barreirinhas. E parabéns a todos que, desarmados de quaisquer preconceitos ao planejamento apresentado pelo prefeito Vinicius Vale, aprovaram por unanimidade a parceria com o município, dando oportunidade para que a população de Barreirinhas, em pouco tempo, tenha de volta a proteção do próprio Santo e das atividades do Hospital de quem se emprestou o nome.
Editorial Imaranhão
+ There are no comments
Add yours