O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quarta-feira, 20, o julgamento que levou à condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a oito anos e nove meses de prisão. O parlamentar é acusado de estimular supostos “atos antidemocráticos” contra as instituições. Por isso, segundo o entendimento dos ministros, terá o mandato cassado, perderá seus direitos políticos e precisará pagar uma multa superior a R$ 190 mil.
O resultado do julgamento repercutiu nas redes sociais. A seguir, uma série de tuítes sobre o tema:
“Calúnia é crime em qualquer lugar do mundo”, diz aquele que quer “empurrar a história”. Mas para isso há o DEVIDO PROCESSO LEGAL, e não o arbítrio supremo! É muita canalhice!!!
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) April 20, 2022
O imperador Alexandre de Moraes rejeitou recursos do dep.Daniel Silveira e multou o adv. @drpaulofaria22 por “protocolar diversos recursos”.
Defesa de Lula: 400 recursos e mesmo condenado em várias instâncias, LIVRE. E c/homenagem e choro de Gilmar Mendes.#STFVergonhaNacional pic.twitter.com/09iTeU2vKY
— Ana Paula Henkel (@AnaPaulaVolei) April 20, 2022
A julgar pelo que está acontecendo hoje no STF, sou obrigada a concluir que o judiciário brasileiro é caso de ministério público.
— Bruna Torlay (@BrunaTorlay) April 20, 2022
“Juiz não pode ser a vítima e o julgador, ao mesmo tempo.” Paulo Faria, advogado de Daniel Silveira.
Numa situação de vigência do Estado de Direito, esse seria argumento suficiente para encerrar a ação.
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) April 20, 2022
8 anos de prisão , multa e um monte de absurdos. Tudo para garantir a democracia, Andre do Rap que o diga né não?!
— Fabiana Barroso (@fabifbbr) April 20, 2022
Não sei o que é pior: se é a leniência do Senado, ou a condescendência para com criminosos que, em vez de condenados, têm o seu passado de crimes “apagado”. Daniel está em vias de ser condenado por crime de opinião, espécie que sequer existe em nosso Direito.
— Chris Tonietto (@ToniettoChris) April 20, 2022
Esse caso do Daniel Silveira é uma covardia sem tamanho.
— Ricardo Salles (@rsallesmma) April 20, 2022
O recado foi dado hoje, do que virá do 4781: todas as ilegalidades que viciam o procedimento serão sumariamente ignoradas e toda e qualquer acusação será admitida e ratificada, ainda que não seja crime. E se não for, criarão. E se não criar, inventarão.
— Emerson Grigollette (@emergrigollette) April 20, 2022
No país da impunidade total, falar o que pensa sobre togados rende prisão severa. Matar, roubar – principalmente dinheiro público -, traficar ou estuprar, via de regra, contam com a suprema benevolência.
— Claudia Wild (@Clauwild1) April 20, 2022
Independentemente do desfecho do julgamento e até do mérito da conduta, é algo absolutamente constrangedor, sob o ponto de vista jurídico, assistir a um Ministro julgar ofensas a si próprio. O mero relato dos fatos o tendo como vítima é uma subversão difícil de caracterizar.
— Fabricio Rebelo | 🅵🆁 (@Fabricio_Rebelo) April 20, 2022

+ There are no comments
Add yours