Drones do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) executaram um ataque ao principal porto petrolífero da Rússia, localizado no Mar Báltico, revelou hoje a imprensa internacional. O ataque foi realizado na noite do último sábado (12) e provocou incêndio em uma embarcação e em uma estação de bombeamento dentro do porto, resultando na interrupção do transporte de petróleo.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou abertamente as forças armadas e os serviços especiais de Kiev por uma série de ataques de longo alcance direcionados a instalações de petróleo russas. Zelensky enfatizou que esses ataques a refinarias, terminais e depósitos de petróleo russos constituem as “sanções mais eficazes” e de ação mais rápida. Ele argumentou que tais ações “restringiram significativamente a indústria petrolífera russa”, o que, por sua vez, “limita significativamente a guerra”.
Como exemplo da capacidade da indústria petrolífera russa, a refinaria de Kirishi processa cerca de 17,7 milhões de toneladas métricas de petróleo bruto por ano, o equivalente a 355 mil barris por dia, o que representa 6,4% da produção total do país.
O governador da região, Alexander Drozdenko, informou via Telegram que o fogo no navio, no porto de Primorsk, estava sendo contido e, posteriormente, anunciou que ambos os incêndios – tanto o do navio quanto o da estação de bombeamento – haviam sido completamente extintos.
+ There are no comments
Add yours