O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer decretar o inglês, idioma mais falado no país, como a língua oficial dos estadunidenses. De acordo com informações do jornal O Globo, a determinação já foi enviada à Casa Branca e deve ser assinada em breve. A proposta tende a unificar a comunicação.
O documento tem como uma das medidas, anular o fato de que a administração federal e as agências financiadas com dinheiro federal dessem permissão para que as pessoas com pouco conhecimento no inglês tivessem acesso a serviços públicos. Tal decreto foi assinado por Bill Clinton, em 2000, quando ele era o presidente do país. Trump já tinha boicotado o espanhol em seu primeiro mandato, em 2017, retirando do ar o site da Casa Branca no idioma. O país conta números entre 43 milhões a 57 milhões de pessoas que têm o espanhol como idioma principal, segundo o think tank The Hispanic Council em abril de 2024, conforme a reportagem.
Vale ressaltar que Trump fez campanha eleitoral em espanhol, para assim, atrair esses eleitores. O atual presidente dos EUA falou, em 2015, da importância do inglês para a sociedade americana. “Somos um país onde se fala inglês e não espanhol”.
+ There are no comments
Add yours