Após a apresentação da escola de samba Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Lula (PT) no último domingo (15/2), que contou com pessoas fantasiadas de latas de conserva ambulantes representando “neoconservadores”, a direita começou uma trending viral nas redes sociais.
Políticos e eleitores de direita estão compartilhando nas redes sociais imagens geradas por Inteligência Artificial (IA) em que se mostram como conservadores em latas de conserva.
Segundo a escola de samba, as pessoas fantasiadas de latas representam os “neoconservadores”, que a Acadêmicos de Niterói classifica como “um grupo que atua fortemente em oposição a Lula, votando contra a maioria das pautas defendidas por ele, como privatizações e o fim da escala de trabalho 6×1”.
A escola ainda acrescenta que “a fantasia traz uma lata de conserva, com uma defesa da dita família tradicional, formada exclusivamente por um homem, uma mulher e os filhos. Na cabeça dos componentes, há uma variação de elementos para enumerar os grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo. São eles: os representantes do agronegócio, os defensores da Ditadura Militar e os grupos religiosos evangélicos”.
Polêmica no desfile
O desfile também causou polêmica por homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
O desfile mostrou a história de Eurídice Ferreira de Mello [dona Lindu, mãe de Lula], mãe de oito filhos, que narra a viagem de “13 noites e 13 dias” com a família, em um caminhão “pau-de-arara”, entre Garanhuns, no interior de Pernambuco, e a periferia de Guarujá, no litoral paulista, em alusão à trajetória do chefe do Executivo.
A participação de Lula gerou repercussão, em especial entre políticos de direita, que o acusaram de fazer propaganda eleitoral antecipada e usar dinheiro público para se promover.

+ There are no comments
Add yours