Dia do Maçom: 7 famosos que fazem parte da ordem secreta e você não fazia ideia

Estimated read time 4 min read

A Ordem dos Maçons Livres e Aceitos, ou simplesmente maçonaria, é uma das sociedades mais antigas e secretas da história. Quando surgiu, na Idade Média, a organização era uma espécie de sindicato para pedreiros, alfaiates, sapateiros e ferreiros, que guardavam a sete chaves as técnicas de trabalho. Daí o termo que, do francês, significa “alvenaria. O símbolo da ordem, inclusive, está associado aos instrumentos usados pelos trabalhadores que, no período medieval, trabalhavam na área da construção.

Em cima: o compasso representa a busca pela perfeição | Em baixo: o esquadro simboliza uma vida ética e honesta | No centro: O “G” vem de God (do inglês, Deus), o Grande Arquiteto do Mundo

Envolta em segredos, a maçonaria sempre atraiu olhares curiosos. Um dos motivos que pode explicar essa discrição é o caráter seletivo da sociedade. Tradicionalmente, os maçons eram homens de bons costumes, nascidos livres, de idade madura e discretos. Nada de escravos e mulheres (apesar de existirem, há de mais de um século, algumas células femininas). Mesmo preenchendo todos esses requisitos, era preciso também ter um convite formal, caso contrário, nada feito!

 

Ao longo da história, inúmeras personagens marcantes da política, música, literatura e televisão brasileira integraram a ordem. Fizemos uma lista com sete pessoas famosas que são maçons e você não fazia ideia, até agora. Preparados?

1. Dom Pedro I

Pedro Gatimozin, como ele costumava assinar as correspondências maçônicas, foi iniciado agosto de 1822 na loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro. O imperador chegou a ocupar também o posto de grão-mestre.

 

2. Luiz Gonzaga

Spoiler: você nunca mais ouvirá ‘Acácia Amarela’ da mesma forma. A música de 1982 traz claras referências à maçonaria (Sou um feliz operário / Onde aumento de salário / Não tem luta nem discórdia / Ali o mal é submerso /E o Grande Arquiteto do Universo). O Rei do Baião entrou para a ordem em abril de 1971 pela Loja Paranapuan, da Ilha do Governador.

 

3. Michel Temer

O ex-presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), foi membro da maçonaria por 14 anos, entre 2001 e 2015. Ele foi iniciado na Loja Simbólica Colunas Paulistas, em São Paulo, e chegou a ser promovido ao posto de mestre, em 2004.

 

4. Milton Gonçalves

O ator global, conhecido por sucessos como ‘Sinhá Moça’ e ‘Lado a Lado’, integra o quadro de maçons do Rio de Janeiro. Milton Gonçalves também tem forte presença em causas sociais e faz parte da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Arte.

 

5. Vinícius de Moraes

O poeta, compositor, diplomata, dramaturgo e jornalista brasileiro mais apaixonado de todos os tempos também integrou a ordem dos maçons. Em 1920, Vinícius de Moraes foi batizado na maçonaria do Rio de Janeiro a desejo do avô, o historiador Alexandre José de Mello Moraes.

 

6. Hamilton Mourão

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, já está na maçonaria há duas décadas. Recentemente, o general alcançou o grau mais alto da organização e se tornou Grande Inspetor-Geral da Ordem. Mourão saltou do nível quatro para o grau 33, em duas semanas.

 

7. Fábio Júnior

O cantor e compositor responsável por músicas inesquecíveis nunca se declarou oficialmente maçom, porém Fábio Júnior sempre já se apresentou várias vezes em eventos especiais de lojas maçônicas do Brasil. Assim como Gonzagão, o pai de Fiuk também possui uma música que faz referência à maçonaria. Trata-se de ‘Inspira Pirâmide, Inspira-me, Espalha Energia’.

 

*Com informações do Imparcial

 

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com

 Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta