Denúncia: Vigilantes trabalhando no HRB com reciclagem vencidas, empresa atrasando salários e demissão de funcionários por reclamar de atrasos

Estimated read time 3 min read

Denúncias dão conta que a empresa Forseti de São Luís que presta serviço de vigilância  ao Hospital Regional de Barreirinhas demitiu funcionários de forma indireta apenas porque estavam exigindo que o pagamento de seus salários fossem pagos de acordo com a legislação.

Os funcionários denunciam atraso no salário, pois a empresa não cumpria o que diz a CLT, que o pagamento deve acontecer até o quinto dia útil.  As demissões também aconteceram devido que, os vigilantes exigiam melhores condições de trabalho, fato que nunca foi atendido. Os funcionários há cerca de três meses reclamavam que seus fardamentos se encontravam rasgados pelo uso de equipamentos de segurança como coletes que também estavam deteriorados. Um outro problema é que os vigilantes trabalham oito meses em regime rotativo, noite e dia e somente o rotativo do trabalho durante o dia foi pago.

Segundo informou um ex-funcionário, mesmo com atrasos no salários, a empresa exigia que os funcionários fossem trabalhar e o mais grave, alguns vigilantes estavam com a reciclagem atrasadas porque a empresa se recusou pagar, valor que gira em torno de R$ 320 a 360 , fato que acontece até o presente momento, vigilante trabalhando no Hospital Regional de Barreirinhas com reciclagem vencida.

Os vigilantes que hoje estão trabalhando têm que comprar suas próprias capas balísticas, pois de acordo com eles, a empresa nao está fornecendo equipamentos de segurança, como fardamentos e coletes.

A lei estabelece que uma vez que o vigilante com reciclagem vencida não pode atuar um dia sequer até que providencie a sua renovação.

O parágrafo 7º do artigo 110 da Portaria de número 387/2006 – DJ/DPF exige que os vigilantes realizem curso de reciclagem, para regular exercício da atividade. A portaria exige, ainda, como pré-requisito para participação do curso, que o aluno apresente certidões negativas criminais.

Em novembro de 1983, foi decretada a Lei nº 7.102 que regulamente os direitos e deveres dos profissionais da área da segurança e seu campo de atuação. Nessa lei é exigido que pelo menos uma vez a cada dois anos o vigilante deve passar por uma reciclagem para estar atualizado.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE VIGILANTES?

Além de ser obrigatória, a reciclagem de vigilantes proporciona mais possibilidades de crescimento para o profissional, o tornando mais capacitado e eficiente. O objetivo da reciclagem é revisar as disciplinas e o conteúdo para que o profissional não cometa erros durante o trabalho e atue da melhor forma possível.

De acordo com os ex-funcionários, a direção da unidade sabia do fato mas nao interviu no caso. Sempre que procuravam para o dono da empresa o porquê do atraso no salário, o mesmo dizia que não havia recebido repasse da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares. -EMSERH.

Nossa reportagem tentou contato com o dono da empresa Forseti, conhecido como Lívio, empresa com sede na Rua Duque de Caxias, 27, Alto do Calhau, em São Luís, que não respondeu nossas mensagens. Enquanto isso, vigilantes estão desempenhando a função ilegalmente.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta