Algo estranho tem chamado atenção dos visitantes, turistas, profissionais do turismo e quem passa pelo local, exatamente nas lagoas dos Lençóis Maranhenses.
Imagens adquiridas com exclusividade mostram que algumas pessoas estão adentrando o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e fazendo até churrasco na beira das Lagoas, além de barracas tipo trailers e muitos carros sem a devida autorização e permissão do ICMbio de trafegar no local, como caminhonetes, modelo SW4, quadriciclo e até UTvs foram vistos.
De acordo com profissionais que fazem o transporte de passageiros, bebidas alcoólicas estão sendo consumidas no local.
Não se sabe por onde esses carros estão adentrando ao parque, uma vez que há vários locais de entrada. Seja em Barreirinhas ou Santo Amaro.
A portaria ICMBio nº 199/2017 e o Plano de Manejo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses diz que os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a logomarca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.
• Não é permitido o transporte de visitantes ou a realização de passeios com veículos particulares.
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido a entrada de animais domésticos.
• É proibido entrar no Parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.
Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98).
A falta de fiscalização juntamente com a inexperiência de um condutor não autorizado culminou na queda de um veículo na tarde desta terça-feira (19), em uma das lagoas, o veículo ficou submerso.
O ICMBio não se manifestou sobre o caso.
Já que é pra proibir. Que proíba qualquer tipo de veículos, esses credenciados são veículos do mesma forma, ou só n polui se a gente ser lucros pra essa cambada de egotistas que pensam que são donos!