A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta sexta-feira (16) a demissão de Alex Saab do cargo de ministro da Indústria. Saab, empresário e aliado próximo do líder deposto Nicolás Maduro, é frequentemente apontado por investigadores internacionais como “testa de ferro” do antigo regime. De acordo com o comunicado, a pasta da Indústria será fundida ao Ministério do Comércio, e Saab deverá assumir “novas responsabilidades” ainda não detalhadas.
A movimentação ocorre em um momento de intensa pressão de Washington e sinaliza um realinhamento político no país após a operação militar de 3 de janeiro. Delcy Rodríguez tem adotado um tom mais diplomático e pragmático, defendendo a retomada do diálogo direto com os Estados Unidos. Recentemente, a presidente interina conversou por telefone com o presidente Donald Trump, que elogiou a cooperação da líder venezuelana e afirmou que ambos estão “trabalhando muito bem”.
A estratégia de Delcy para 2026 prevê a construção de uma “nova política” para a Venezuela, buscando estabilizar o país no cenário pós-Maduro. Embora elogie antigos integrantes do governo, a demissão de figuras centrais do círculo de confiança de Maduro, como Saab, que chegou a ser preso nos EUA e trocado por prisioneiros em 2023, indica um esforço para atender às expectativas de Washington e garantir a sobrevivência institucional de sua liderança interina.


+ There are no comments
Add yours