
A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (6/12), mostra que a aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue estável e tecnicamente empatada com a reprovação. Segundo o instituto, 49% dos entrevistados aprovam o trabalho pessoal do presidente, enquanto 48% o desaprovam. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A avaliação do governo apresenta um cenário menos favorável: 32% consideram a gestão boa ou ótima, 37% a classificam como ruim ou péssima, e 30% avaliam como regular. Os índices são praticamente idênticos aos de setembro, quando os percentuais foram 33% e 38%, respectivamente.
O Datafolha ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios entre 2 e 4 de dezembro. De acordo com o levantamento, a breve melhora registrada no fim do terceiro trimestre — impulsionada por episódios de forte repercussão política, como a prisão de Jair Bolsonaro e o conflito diplomático envolvendo Donald Trump — perdeu força nas últimas semanas.
O cenário político também contribuiu para a estagnação da popularidade do governo. Lula sofreu derrotas importantes no Congresso, sobretudo no Senado, após a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal contrariar aliados do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).


+ There are no comments
Add yours