Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1/º11) mostra que 76% dos moradores do Rio de Janeiro e da Região metropolina acreditam que o Exército deve atuar na segurança pública.
O levantamento foi realizado entre 30 e 31 de outubro e ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais de idade por telefone na cidade do Rio de Janeiro e na região metropolitana. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda segundo o Datafolha, 72% acham que a operação contra o Comando Vermelho (CV), que deixou ao menos 121 mortos, deveria ter contado com a participação das Forças Armadas.
Para 66% dos moradores, deveria haver uma alteração na legislação para aumentar a responsabilidade do governo federal na segurança pública. Entre os que consideraram a operação mal executada, 77% afirmaram ser favoráveis à mudança.
Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, 55% são a favor da mudança na legislação, com margem de erro de seis pontos percentuais para mais ou para menos. Já entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o índice vai a 75%, com margem de erro de sete pontos percentuais.
Entre os 40% dos entrevistado que aprovam a gestão do governador Claúdio Castro (PL) como ótima ou boa, 86% são favoráveis a participação do Exército. Entre os 34% que consideram ruim ou péssima, a parcela é de 64% a favor.
Para os que avaliam a operação como muito bem executada, 84% é favorável à participação. A porcentagem, de 83%, é similar com quem reconheceu a execução como regular.

+ There are no comments
Add yours