“South Korea” é o assunto mais comentado no X-Twitter e no Bluesky no início da tarde desta terça-feira (3), com mais de 546 mil postagens repercutindo a declaração de lei marcial proferida pelo presidente Yoon Suk-yeol. O termo em português também é o assunto mais comentado do Brasil, com mais de 65 mil publicações.
A medida, denunciada pela oposição como uma tentativa de golpe de Estado, transfere poderes discricionários para as Forças Armadas, que tomaram as ruas e chegaram a invadir a Assembleia Nacional. Cenas de protesto e conflito povoam os vídeos relacionados postados no X/Twitter.
O presidente Suk-yeol justificou a declaração mencionando a “ameaça das forças comunistas da Coreia do Norte”. Segundo ele, o objetivo é “erradicar as desprezíveis forças antiestatais pró-Coreia do Norte que estão pilhando a liberdade e a felicidade do nosso povo, e para proteger a ordem constitucional”.
Na madrugada desta quarta (4, tarde de terça no Brasil), o Parlamento reagiu: 190 dos 300 deputados do país conseguiram entrar no prédio —muitos deles ajudados por civis— e aprovar, de forma unânime, uma moção que declara a lei ilegal.
Em meio aos diversos vídeos de confronto, uma mulher se destaca por segurar o fuzil que um militar carrega junto ao corpo. A cena viralizou em rede.
Internautas a identificaram como Ahn Gwi-ryeong, porta-voz do Partido Democrático da Coreia.
É a primeira vez que algo do tipo ocorre na Coreia do Sul desde 1979.
No caos, um recado ao povo brasileiro.

+ There are no comments
Add yours