A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS rejeitou nesta quinta-feira (16) os 11 pedidos de convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT). As propostas foram derrubadas por 19 votos a 11, em meio a articulação da base governista.
Frei Chico é diretor vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades investigadas por envolvimento em um esquema de fraudes bilionário envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS.
Durante a sessão, os parlamentares também debateram o pedido de prisão preventiva de Milton Baptista de Souza Filho, dirigente do Sindnapi, que prestou depoimento na semana passada e evitou responder à maioria das perguntas. Ele negou qualquer participação de Frei Chico na administração do sindicato.
Na semana anterior, o Sindnapi foi alvo de operação da Polícia Federal (9/10), e, nesta terça-feira (14), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de cerca de R$ 390 milhões em bens e valores da entidade.
Por acordo entre oposição e governistas, também foram retirados de pauta os requerimentos que pediam as quebras de sigilos bancário, fiscal e telemático do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).
A CPMI segue analisando documentos e depoimentos para esclarecer o alcance das fraudes no sistema previdenciário e o envolvimento de dirigentes sindicais no esquema.
+ There are no comments
Add yours