A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a se reunir na manhã desta quinta-feira (16/10). O colegiado iniciou os trabalhos votando cinco requerimentos, entre eles o que pede a convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindnapi).
Também estava em pauta o pedido de quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, mas o requerimento foi retirado de votação.
Em destaque, os parlamentares aprovaram a quebra de sigilo do advogado Eli Cohen, apontado como um dos primeiros a denunciar o esquema de fraudes no INSS. Por outro lado, foi rejeitado o pedido de investigação das contas da publicitária Danielle Fonteles, que teria recebido pagamentos de Antonio Carlos Camilo, conhecido como Careca do INSS.
Durante a sessão, a CPMI também ouviu o assessor da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares (Conafer), Cícero Marcelino de Souza Santos.
O escândalo do INSS foi revelado em reportagens publicadas pelo portal Metrópoles a partir de dezembro de 2023. As investigações mostraram que, em apenas um ano, as entidades envolvidas arrecadaram cerca de R$ 2 bilhões em mensalidades descontadas de aposentados, enquanto respondiam a milhares de processos por fraudes nas filiações.
+ There are no comments
Add yours