Processo foi aberto após o parlamentar usar, dentro do Congresso Nacional, uma camiseta com a frase “anistia é o caralh*”, em protesto contra o projeto que prevê anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
O relator do caso, Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), afirmou que a atitude do deputado está “dentro dos limites da razoabilidade” e não configura violação da imunidade parlamentar. Com base nesse entendimento, ele recomendou o arquivamento do processo, aprovado por 13 votos a 4.
Além desse episódio, Janones é alvo de outros dois processos no Conselho de Ética. Um deles foi motivado por uma publicação em que o deputado chamou Gustavo Gayer (PL-GO) de “assassino” e “corrupto” nas redes sociais. O outro trata de uma denúncia segundo a qual o parlamentar teria exigido que servidores de seu gabinete devolvessem parte dos salários para quitar dívidas de campanha.
Ambas as representações foram apresentadas pelo Partido Liberal (PL) e também estavam previstas para análise nesta quarta-feira. Com a decisão de hoje, Janones se livra de uma das ações disciplinares, mas ainda segue sob investigação nas outras duas frentes abertas no colegiado.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon
- Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
+ There are no comments
Add yours