Conheça o gel anticoncepcional masculino com 99% de eficácia

Estimated read time 3 min read

 

 

 

Alguns cientistas nos Estados Unidos têm trabalhado no desenvolvimento de um gel anticoncepcional masculino, que está sendo produzido pela empresa de biotecnologia Contraline.

Siga as notícias da Gazeta no WhatsApp ou pelo Google Notícias

O objetivo é que o produto seja capaz de bloquear a saída de espermatozoides do corpo nas ejaculações. A pesquisa foi feita com mais de 1,5 mil voluntários de diferentes idades.

Veja abaixo mais detalhes sobre o tema.

Banha de porco ou azeite? Descubra a melhor gordura para a sua saúde
Veja alimentos campeões em agrotóxicos e riscos para a saúde
Como o gel anticoncepcional masculino funciona?
Kevin Eisenfrats, cofundador e CEO da Contraline, comparou o funcionamento do gel com o de um filtro de café, onde o esperma é a borra de café. Ele não consegue atravessar o filtro, mas o sêmen, um líquido, ainda consegue passar. O especialista afirmou que o gel funciona como um DIU para os homens.

O movimento dos espermatozoides nos homens seria comparável aos níveis observados na vasectomia, porém, a grande diferença é que o uso deste gel é um procedimento reversível.

Testes
Pesquisadores da empresa conduziram os testes com homens entre 25 e 65 anos.

De acordo com o estudo, mesmo após o procedimento, os homens continuaram a ter ejaculações, porém, com a contagem de espermatozoides tendo diminuido de 99 a 100 por cento em apenas um mês pós aplicação do gel. Não foram relatados efeitos colaterais graves.

O contraceptivo foi injetado no canal deferente dos testados – o tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo – em uma consulta médica, após receberem uma anestesia local.

Todos os participantes seguiram tendo ejaculações, mas a contagem de espermatozoides caiu de 99% a 100% apenas um mês após o procedimento, mostrando que o método de contracepção foi eficaz na prevenção da saída dos espermatozoides do corpo.

“Os pesquisadores visam desenvolver um método de contracepção masculino parecido com a vasectomia, como uma vantagem de ser reversível de forma mais fácil”, avaliou o Dr. Eduardo Pimentel, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

“A pesquisa desenvolveu um gel que é injetado, com uma agulha bem fina, no ducto deferente”, explicou o urologista que também acrescentou que o gel funcionaria como uma “rolha” ou tampão” do ducto, impedindo que os espermatozoides saiam.

A Contraline espera que o gel (chamado “Adam”) receba aprovação da Food and Drug Administration, agência equivalente à Anvisa dos Estados Unidos, como um novo medicamento experimental ainda este ano para o início dos testes clínicos, e chegue ao público até 2027.

 

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta