Conheça a Comunidade Terapêutica Porto Seguro em Barreirinhas

Estimated read time 3 min read

Segundo a Unifesp, novos dependentes químicos levam em média 8,8 anos para que seus familiares comecem a desconfiar do vício de entorpecentes através dos sintomas avançados do consumo das drogas e também do álcool ou por outros motivos. Entre os anos de 2012 e 2013 a Unifesp realizou o estudo Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos  com as famílias de pacientes que estavam em clínica de Recuperação.
Os dados apresentados chamam atenção, pois mostra que o usuário de drogas pode esconder por muito tempo da família o seu problema e os efeitos iniciais da dependência química. Entender a dependência do uso de maconha, cocaína, crack, álcool ou outros entorpecentes não está relacionado diretamente com a classe social ou fatores econômicos somente, o comportamento dos usuários de drogas deve apresentar sinais do vício que podem ser descobertos no menor tempo possível. Aumentar as chances de uma boa reabilitação da dependência química ou do álcool faz a diferença na família do potencial paciente.

 

Partindo desse princípio, lhe convidamos a conhecer o Centro de Convivência Terapêutica Porto Seguro que fica localizado a poucos quilômetros da sede do município de Barreirinhas, especificamente no povoado Passagem do Canto.

 

O local é coordenado pela fundadora, a Assistente Social, Salete Cunha, que a cerca de 10 anos atrás viu a necessidade de abrir uma comunidade deste segmento, pela necessidade de dar as famílias de dependente químicos um pouco de alento.

 Segundo, Salete Cunha, ela via muitos dependentes químicos pelas ruas de Barreirinhas e muitas mães, pois Salete Cunha já desempenhou funções como secretária municipal em Barreirinhas, a procurava para atendimento aos seus filhos dependentes, porém somente quando teve na família um caso resolveu de fato iniciar os trabalhos do centro.

Após isso, começou o centro. Com poucas ajudas, mesmo assim, Salete Cunha mantém o lugar para que possa melhorar a vida daqueles que a procuram, nós fomos até o local e conhecemos de perto a história de quem já viveu no local,  passou pelos tratamentos e hoje sóbrio vive uma nova. vida.

 

Falamos também com quem atualmente se encontra recolhido no local para  tratamento e os profissionais que ajudam no funcionamento do Centro Terapeutico Porto Seguro.

 

Salete contou para nossa equipe um pouco das dificuldades e alegrias vividas ate agora.

 

VEJA A REPORTAGEM

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta