O Instituto Conecta Oceano em parceria com o Laboratório QUEAMAR – Quelônios Aquáticos do Maranhão (UFMA), o GEQUEMAR – Grupo de Estudo de Quelônios do Maranhão (IFMA/Bhs) e o ICMBio – Parna dos Lençóis Maranhenses com o apoio da Prefeitura Municipal de Barreirinhas iniciaram o monitoramento da Praia dos Lençóis Maranhenses com o objetivo de acompanhar os encalhes de animais marinhos e coletar material biológico para análises posteriores.
O monitoramento é de fundamental importância para sabermos como e porque está ocorrendo os encalhes e buscar estratégias para que possam ser diminuídos.
A interação com a pesca industrial existente no local e o lixo marinho podem ser fatores que contribuem para os encalhes e mortes desses animais.
Durante o monitoramento foram encontrados pela equipe de campo um exemplar de Cetáceo e um exemplar de Quelônio, ambos em código 5 (Decomposição código 5: achados de pedaços ou fragmento, decomposição avançada), amostras genéticas foram coletadas para posterior identificação das espécies.
O cronograma de monitoramento será mensal e contribuirá para a conservação e gestão da área protegida do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
+ There are no comments
Add yours