Conceição França e demais alunos recebem diplomas de Curso de Agroecologia da UEMA e Conleste

Estimated read time 3 min read

Aconteceu na última quarta-feira 10, a formatura da turma de agroecologia da UEMA em parceria com a prefeitura de Barreirinhas e Conleste. Na ocasião vários alunos foram diplomados e receberam das mãos das autoridades presentes seus diplomas.A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Se fizeram presentes, o atual secretário de Agricultura Manoel, Professor da Uema Itaan , o representante do prefeito Albérico Filho, Zé Cabral e o diretor executivo do Conleste, Ozanildo Corrêa.

Um dos formandos, a ex-secretaria de Agricultura do governo Albérico Filho , Conceição França que tem um trabalho fenomenal na agricultura do município, onde quando líder comunitária foi uma das presidentes destaques no cenário nacional e referência na área.

Conceição se destaca mais uma vez na área e acumula mais um especialização e um diploma para aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso em favor da comunidade barreirinhense.

Agroecologia é uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável.

O Conleste é um consorcio onde aplica o dialogo dos municípios de forma consorciada, para o fortalecimento do municipalismo e desenvolvimento local e regional.

O curso de Agroecologia é composto pelas seguintes linhas de pesquisa: Estrutura e funcionamento de ecossistemas naturais e agroecossistemas tropicais; Sistemas de produção agroecológicos; Ecologia de insetos, fitopatógenos e ervas espontâneas em agroecossistemas.

Para o secretário executivo da Conleste Ozanildo Correa, a realização do curso é muito honroso, pois durante um ano foi ministrado conhecimentos importantes para que os formandos possam multiplica-los em sua comunidade.

O coordenador e professor da Uema, Itaan, disse que o curso é uma oportunidade única , pois não precisou ninguém sair de cidade para adquirir esses conhecimentos, conhecimentos esses que é a produção agroecológica e sustentável.A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

“É muito relevante um curso desse, e esperamos que os formandos possam empregar o que aprenderam em favor do município e serem aproveitados pelo poder publico”. Disse Manoel – Secretário de Agricultura.

Para oradora e formanda, Conceição França é mais um curso que expande seus conhecimentos e fará com mais afinco o trabalho que desempenha, de levar conhecimento técnico aos produtores do município.

“Estou muito feliz, pois é mais uma junta de conhecimentos para que eu possa continuar o trabalho que já desenvolvo nas comunidades, que é , levar conhecimentos técnicos e auxilia-los em produzir uma agricultura e produtos de acordo com os padrões ecológicos e sem agrotóxicos”. Disse Conceição.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

 

VEJA A MATÉRIA

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com.

Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook,

inscreva-se no nosso canal no Youtube

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta