Com três maranhenses no elenco, Brasil enfrenta a França em amistoso nesta sexta-feira (27)

Estimated read time 4 min read

 

 

 

 

A Seleção Brasileira Feminina vai enfrentar a França, às 16h10, nesta sexta-feira (27), no Stade Del Alpes, em Grenoble. O partida será transmitida ao vivo pelo SporTV. O convocado time  convocado pelo técnico Arthur Elias tem três maranhenses: a meio-campista Ary Borges, do Corinthians.

Ao longo dos anos, Brasil e França protagonizaram confrontos marcantes. Três encontros foram em Copas do Mundo. O primeiro foi no Mundial de 2003. As duas seleções empataram em 1 a 1 na última rodada da fase de grupos. Depois, nas oitavas de final do Mundial em 2019, o Brasil foi derrotado por 2 a 1. Já em 2023, na fase de grupos, as francesas também venceram por 2 a 1, de virada.

Foram 13 duelos no total, com sete vitórias das francesas, cinco empates e uma vitória para a Amarelinha – momento histórico nos Jogos Olímpicos de Paris, quando a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0, no Stade de la Beaujoire, em Nantes, e se classificou para as semifinais da competição.

Brasil x França será o último amistoso antes da Copa América, que começa dia 12 de julho, no Equador.

A FIFA divulgou no início de junho uma nova atualização do ranking mundial de seleções femininas. O Brasil, anteriormente na 8ª posição, avançou quatro posições e agora ocupa o quarto lugar. A França ocupa atualmente a 10° posição.

Com as vitórias nos amistosos contra Japão e Estados Unidos, Brasil atingiu a sua melhor posição no ranking feminino da FIFA em mais de uma década. Contra as norte-americanas, em abril, a Seleção Brasileira venceu, de virada, por 2 a 1 e quebrou um tabu: conquistou uma vitória contra a seleção número 1 do Ranking mundial pela primeira vez no país das adversárias.

Já as japonesas foram superadas em dois confrontos, ambos em São Paulo. A Amarelinha venceu o primeiro por 3 a 1, em 30 de maio, e o segundo por 2 a 1, em 2 de junho. O Japão, que antes estava acima do Brasil, caiu para a sétima posição. A liderança permanece com os Estados Unidos.

Ariadina Alves Borges, conhecida como Ary Borges, tem 25 anos, e atualmente, joga pelo Racing Louisville FC, dos Estados Unidos. Ary teve seu primeiro contato com o futebol ainda criança, jogando em campos de várzea em São Luís. Aos 10 anos, mudou-se para São Paulo para viver com os pais e, incentivada pelo pai, iniciou sua trajetória no futebol feminino. Após uma breve passagem pelo Santos, ingressou no Centro Olímpico, onde estreou profissionalmente em 2015, aos 15 anos. Ela já passou por clubes como Sport Recife, São Paulo FC e Palmeiras.

Camila 

A goleira Camila Rodrigues iniciou a carreira em 2017, jogando pelo Sampaio Corrêa, e atuou ainda pelo Viana antes de sair do Maranhão. A goleira também acumulou passagens por Chapecoense, Internacional e Iranduba até chegar ao Santos, em 2020. Atualmente ela defende o Cruzeiro. Camila ainda não entrou em campo pela Seleção Brasileira e tem apenas uma convocação: em abril, a maranhense ficou no banco de reservas do Brasil na Finalíssima contra a Inglaterra e no amistoso diante da Alemanha.

Mariza

Mariza Nascimento Silva, 23 anos, nasceu em Imperatriz, Maranhão e começou sua trajetória no futebol aos 11 anos no JV Lideral, passando posteriormente pelas categorias de base do São José-MA e da Chapecoense. Profissionalizou-se na Chapecoense em 2018 e, no ano seguinte, transferiu-se para o Grêmio, onde atuou até 2021. Em janeiro de 2022, foi contratada pelo Corinthians, onde se destacou como peça fundamental na defesa, contribuindo para a conquista de títulos importantes, como o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e a Copa Libertadores. Em 2024, foi convocada para a Seleção Brasileira principal, participando da preparação para as Olimpíadas de Paris.

 

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta