Coluna do Clayber Rocha: Seu Chicó Do Piquizeiro

Estimated read time 2 min read

Seu Chicó do Piquizeiro

Nas minhas viagens em interiores do Maranhão conheci Seu Chicó, uma lenda viva da cultura regional nordestina, com muitas histórias para contar.

Em meados dos anos 50, 60, um povoado maranhense chamado Piquizeiro, com menos de mil habitantes já esbanjava grande fartura provida da roça, pesca e caça. E dentre os lavradores, pescadores e caçadores desse povo humilde, o então jovem Chicó juntamente com seus irmãos e instrumentos improvisados resolveram montar um conjunto musical e animar aquela população com um ritmo predominante do nordeste brasileiro… o forró pé-de-serra.

Na época não tinha energia elétrica, muito menos aparelhos eletrônicos, tudo era acústico e natural. A divulgação das festas era no boca-a-boca, a iluminação do palco era na luz da lua e muitas lamparinas que alumiavam as noites alegres nos finais de semana. E sem caixas de som Chicó e seu grupo tocavam seus instrumentos com força e alegria transformando aqueles luaus em bailes arretados. Imaginem que o povo dançava tanto que o evento dava uma pequena pausa para aguar o chão de tanta poeira que subia com a dança arrochada e regada da melhor tiquira da região.

Com o passar dos anos os integrantes do grupo foram construindo suas famílias e tomando rumos diferentes no grande destino da vida. Hoje com quase 80 anos de idade, Seu Chicó guarda com orgulho seu primeiro instrumento musical, um velho banjo que marcou uma história, e deixou saudades de uma época onde o simples era tudo.

Por: Clayber Rocha

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com. Siga, também o Imaranhao no TwitterInstagram e curta nossa página no Facebookse inscreva no nosso canal no Youtube. Entre em contato com nossa redação pelo WhatsApp ou ligue (98) 98400-0977

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta