Colapso no SAEE leva à demissão do diretor e nomeação do cunhado pelo prefeito, agravando a crise da falta d’água em Raposa

Estimated read time 2 min read

A carência de água que afeta uma parte considerável dos bairros da cidade de Raposa nos últimos dias resultou na troca de liderança no Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

O prefeito Eudes Barros (PL) decidiu exonerar o Diretor Geral do órgão, Kadson Eduardo Bezerra Viana Kós, e nomeou em seu lugar o cunhado, Mário do Nascimento da Costa, que é casado com uma de suas irmãs.

Escolas e vários bairros enfrentam a mesma situação: a escassez de água. Em algumas regiões, inclusive, a água que sai das torneiras está turva e com alto teor de salinidade.

As portarias n.º 0119 e 0120/2023, assinadas pelo prefeito de Raposa, foram publicadas na edição do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (11).

– Divergência de explicações

Há duas versões para a mudança: Na primeira, Kadson alega que pediu demissão, mas não entra em detalhes sobre os motivos. No entanto, pessoas próximas afirmam que o prefeito não concedia total autonomia ao diretor para investir no órgão, e por isso ele optou por sair.

Na segunda explicação, aliados de Eudes Barros argumentam que as finanças do SAAE não estavam equilibradas. Desde o aumento de mais de 100% na conta de água no início de 2021, o órgão também intensificou a fiscalização e os cortes para os inadimplentes, o que aumentou a arrecadação.

Apesar de ter arrecadado milhões de reais, os resultados ainda não eram visíveis, pois a falta de água persistia quase que diariamente nas torneiras de milhares de moradores em praticamente todos os bairros.

A verdadeira razão para a saída inesperada de Kadson e a chegada de Zé Mário só será conhecida quando houver uma investigação rigorosa por parte dos órgãos de controle e fiscalização de recursos públicos no SAAE.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta