Clube que vencer o Intercontinental será campeão mundial pela Fifa

Estimated read time 3 min read

O clube que vencer a Copa Intercontinental será considerado campeão mundial pela Fifa? A resposta é sim.

O Flamengo, campeão da Libertadores de 2025, vai participar da segunda edição do “mini” Mundial, competição anual de times da federação internacional.

Para a Fifa, a Copa Intercontinental é uma continuação da competição organizada entre 1960 e 2004, por Uefa e Conmebol, em que os campeões europeus e sul-americanos se enfrentavam. Até 1979 em jogos de ida e volta, um em cada continente, e a partir de 1980 em encontros únicos no Japão, depois que uma montadora de carros passou a patrocinar o desafio.

Em 2017, a Fifa, após pedido da Conmebol, reconheceu todos os vencedores deste Intercontinental como campeões mundiais. E isso segue valendo para a edição atual.

Por que Intercontinental?

A Fifa batizou seu novo Mundial anual de Intercontinental por questões comerciais. O Mundial de Clubes da Fifa foi turbinado com 32 times que se enfrentam a cada quatro anos. A primeira edição aconteceu este ano, nos Estados Unidos, com o Chelsea campeão. O torneio acontecerá sempre no ano anterior à Copa do Mundo de seleções.

Para não criar um hiato no confronto internacional entre clubes, a Fifa realiza esse “mini” Mundial com seis participantes. Só que não poderia chamá-lo de Mundial de Clubes, já que é uma competição distinta daquela com 32 times.

Isso traria problemas na hora de vender cotas a patrocinadores e empresas de comunicação, já que os valores praticados são bem diferentes. Por isso, os parceiros da Fifa compram o Mundial e a Copa Intercontinental. Podem até fazer um pacote, mas serão dois produtos diferentes.

Formato do Intercontinental

O Intercontinental tem seis participantes e o PSG, atual campeão europeu, entra direto na final. Assim como aconteceu com o Real Madrid em 2024, essa é a maneira encontrada pela direção da Fifa de convencer os europeus a manter uma disputa anual de clubes.

É um jogo a menos do que a versão anterior do Mundial, com sete participantes, disputada até 2023.

Nesta quarta-feira (10), o Flamengo enfrenta o Cruz Azul no Catar. O time mexicano é o atual vencedor da Champions da Concacaf (Confederação das Américas do Norte Central).

Dois jogos já aconteceram: O Pyramids, do Egito, eliminou o Al-Ahli em setembro, em jogo válido pela segunda fase, e agora aguarda por Cruz Azul ou Flamengo. No duelo de estreia, o time egípcio bateu o Auckland City.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta