Cláudio Castro deve deixar o governo do RJ para disputar o Senado

Estimated read time 2 min read

MOVIMENTAÇÕES • O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deve deixar o cargo para concorrer ao Senado Federal nas eleições do próximo ano. A desincompatibilização do cargo precisa ocorrer até abril, prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. A informação foi confirmada por fontes da BandNews FM.

A decisão teria sido tomada nos últimos dias, em meio a recentes movimentações no cenário político do estado. Com o afastamento de Rodrigo Bacellar da presidência da Assembleia Legislativa do Rio, a linha sucessória do governo estadual foi alterada. Atualmente, o próximo na ordem é o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto.

O ex-vice-governador Thiago Pampolha foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o que também impactou a sucessão. Diante desse cenário, caso Cláudio Castro deixe o comando do Executivo, a chefia do governo seria assumida de forma interina pelo presidente do TJRJ.

Pelas regras, o ocupante interino teria até 30 dias para convocar eleições indiretas na Assembleia Legislativa. Para a disputa, é exigida filiação partidária, sem necessidade de convenção ou registro formal de candidatura, o que abre espaço para diferentes nomes no processo. Entre eles, está o atual secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, citado como um possível candidato.

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta