Cirurgião-dentista revela como o bruxismo afeta a qualidade do sono e oferece soluções eficazes para um descanso tranquilo

Estimated read time 2 min read

O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, principalmente durante o sono. Essa ação involuntária pode causar diversos problemas, incluindo o impacto na qualidade do sono.

Durante episódios de bruxismo noturno, a pessoa pode acordar diversas vezes durante a noite sem perceber, o que interrompe o ciclo normal do sono, levando a uma sensação de cansaço e sonolência durante o dia. Além disso, o bruxismo pode resultar em dores de cabeça, tensão muscular na mandíbula e até mesmo danos aos dentes e à articulação temporomandibular.

O estresse e a ansiedade são fatores frequentemente associados ao bruxismo, e o impacto negativo no sono pode levar a um ciclo prejudicial de estresse adicional e piora do bruxismo.

Atualmente existem algumas técnicas utilizadas por nós para intervir o agravamento de problemas relacionados ao bruxismo. O uso da placa miorrelaxante é um dos principais tratamentos. O bruxismo em si, é uma condição multifatorial, sendo causado por diversos fatores, alguns deles relacionados com ansiedade e estresse”, alerta o cirurgião dentista, Daniel Cadilhe.

É importante buscar orientação de um profissional de saúde, como um cirurgião-dentista, para avaliar e tratar o bruxismo, a fim de melhorar a qualidade do sono e prevenir complicações futuras.

Lembre-se de que essas informações são gerais e é sempre recomendável buscar orientação personalizada de um profissional da área da saúde.(imirante)

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta