Cinco casos de infecção do vírus Nipah foram confirmados no estado de Bengala Ocidental, na Índia, incluindo médicos e enfermeiros. Aproximadamente 100 pessoas foram orientadas a fazer quarentena e os pacientes, sendo um deles em estado crítico, estão sendo tratados em Calcutá. Os números alertam o país.
Embora o primeiro surto tenha sido identificado há quase 30 anos, não existem medicamentos ou vacinas específicos para o vírus Nipah – que circula principalmente entre morcegos que se alimentam de frutas.
A doença pode ser transmitida a outros animais e a humanos por meio de alimentos contaminados ou entre as pessoas. O Nipah se manifesta de diferentes formas, desde doenças respiratórias até encefalites (inflamação do cérebro) que pode ser fatal.
A maioria das infecções humanas, durante o primeiro surto em 1999, resultou no contato direto com porcos doentes ou os tecidos deles que estavam contaminados.
Posteriormente, também foi comprovado que pessoas foram diagnosticadas com o vírus após o consumo de frutas ou produtos derivados de frutas contaminadas com urina ou saliva de morcegos infectados.
Entrar em contato com pacientes ou estar próximo a secreções e excreções humanas infectadas também expõem a pessoa ao vírus.
As pessoas infectadas podem apresentar sintomas como febre, dores de cabeça, dor muscular, vômitos e dor de garganta. Em seguida, podem surgir sinais como tonturas, sonolência, alteração do nível de consciência e sinais neurológicos que iniciam encefalite.


+ There are no comments
Add yours