Cerca de 340 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) ocuparam a Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Bahia

Estimated read time 2 min read

Cerca de 340 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) ocuparam a Estação de Zootecnia do Extremo Sul da Bahia, localizada às margens da BR-101, em Itabela, na última terça-feira (22). Em nota, o MST afirmou que a ocupação é pacífica e tem como objetivo reivindicar a paralisação de um acordo que previa a destinação de áreas federais abandonadas para fins de reforma agrária. O local, que pertence à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e é administrado pelo Governo Federal, já havia sido ocupado em 2022 e 2024.

Segundo funcionários da Ceplac, os integrantes do MST cortaram cercas e fizeram ligações de energia inadequadas, o que provocou curtos-circuitos e queimas de equipamentos. Além disso, eles estariam impedindo o acesso de servidores às instalações, o que pode causar danos a pesquisas internacionais desenvolvidas no local em áreas como mitigação de efeito estufa e estoque de carbono no solo. A estação mantém parcerias ativas com universidades do Brasil, Estados Unidos e Canadá, e a paralisação do acesso aos servidores pode levar à perda de trabalhos em andamento. A manifestação já ultrapassa 24 horas, e o MST informou que ainda não há data para a desocupação.

 

 

 

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta