CBF prevê apresentar Fair Play Financeiro em novembro

Estimated read time 2 min read

O projeto de criação do Fair Play Financeiro no Brasil avançou. O modelo elaborado pela CBF para o futebol brasileiro era um dos projetos prioritários da atual gestão da Confederação, e a ideia é que seja apresentado em novembro, durante o Summit CBF Academy, em São Paulo.

O modelo proposto se baseia na análise posterior dos fatos, diferentemente do que ocorre na liga espanhola, que adota um caráter preventivo, avaliando previamente os orçamentos dos clubes, com previsões de receitas e despesas, antes de sua execução.

Está previsto, para outubro, um encontro destinado a discutir os detalhes da proposta, com a participação dos clubes — muitos dos quais têm demonstrado resistência. Segundo informações do GE, surgiram relatos de que alguns times têm feito demandas relacionadas a tributos e questões trabalhistas que dependem de legislação e, portanto, não serão contempladas nas regras do Fair Play brasileiro. Após essa reunião, os clubes terão mais 15 dias para apresentarem novas sugestões à versão final do modelo.

A intenção é que o Fair Play Financeiro comece a ser implementado em janeiro, mas de forma escalonada, dentro de um período de adaptação.

“Nós queremos criar um modelo de futebol autossustentável. Um futebol em que você não tenha teto de receita, mas tenha teto de gastos. Você só vai gastar o que arrecadar. Evitar o endividamento dos clubes, evitar que haja o ‘doping financeiro’ de alguns clubes”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud, em agosto.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta