CBF anuncia mudanças na Série D e amplia vagas para clubes maranhenses em competições nacionais

Estimated read time 4 min read

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1º), o novo calendário do futebol nacional, com destaque para as mudanças na Série D do Campeonato Brasileiro. A quarta divisão passará de 64 para 96 clubes a partir de 2026, o que garante a presença de Sampaio Corrêa, Imperatriz e IAPE na competição. O Moto Club, por sua vez, ainda depende do ranking nacional de clubes para confirmar, ou não, vaga. A Série D 2026 começará no dia 5 de abril e irá até o dia 13 de setembro.

Além da ampliação na Série D, os times maranhenses terão mais espaço em outras competições nacionais. O estado ganhou uma vaga extra na Copa do Brasil e uma vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste.

Série D terá 96 clubes em 2026

As mudanças na Série D ampliaram a competição e beneficiaram diretamente os times maranhenses. O Sampaio Corrêa, que chegou à segunda fase este ano, foi incluído automaticamente. As mudanças na Série D beneficiou os 32 times classificados para a segunda fase deste ano. Como quatro deles conseguiram o acesso (Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira), a CBF adotou uma solução para substituí-los: premiar mais quatro federações com uma segunda vaga, segundo o Ranking Nacional de Federações a ser divulgado no fim de ano.

A definição das vagas seguirá os seguintes critérios:

4 vagas para os rebaixados da Série C do ano anterior;

1º estado no Ranking Nacional de Federações (RNF) terá direito a 4 representantes;

Do 2º ao 9º lugar no RNF, cada federação terá 3 representantes;

Do 10º ao 23º lugar no RNF, cada federação terá 2 representantes;

Os demais estados terão 1 representante cada.

Com isso, federações como as de Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Amapá podem ganhar vagas extras em 2026.

Copa do Brasil terá formato ampliado

Outra mudança confirmada pela CBF foi na Copa do Brasil, que passará de 92 para 126 clubes em 2026 e, em 2027, terá 128 participantes. A final será em jogo único, no dia 6 de dezembro, encerrando oficialmente a temporada do futebol brasileiro.

O torneio terá 102 vagas diretas via estaduais (antes eram 80). Além disso:

Todos os clubes da Série A estão garantidos a partir da 5ª fase;

Campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D entrarão na 3ª fase;

Serão reservados 4 lugares extras para esses campeões regionais e nacionais.

No Maranhão, os clubes já confirmados são:

Maranhão Atlético Clube (MAC), campeão estadual;

Imperatriz, vice-campeão estadual;

IAPE, 3º colocado no Estadual, contemplado pela nova configuração.

Copa do Nordeste também terá novidade

A Copa do Nordeste seguirá fortalecida com a inclusão de mais um clube maranhense na fase de grupos. O estado terá dois representantes: MAC e Imperatriz. A Copa do Nordeste vai começa no dia 25 de março e termina no dia 7 de junho.

Impacto para o futebol maranhense

Com as mudanças anunciadas pela CBF, o Maranhão terá:

3 clubes na Série D: Sampaio Corrêa, Imperatriz e IAPE;

3 clubes na Copa do Brasil: Maranhão, Imperatriz e IAPE;

2 clubes na fase de grupos da Copa do Nordeste: MAC e Imperatriz.

Série C modificada 

A Série C do Campeonato Brasileiro terá início no dia 5 de abril de 2026 e seguirá até 25 de outubro do mesmo ano. A competição contará com 20 clubes, mantendo o formato atual de disputa. O campeão da Série C terá como premiação extra uma vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil. Já em relação ao rebaixamento, os dois últimos colocados cairão para a Série D de 2027.

A partir de 2027, a Série C sofrerá mudanças: o torneio passará a contar com 24 equipes, mas ainda preservando o modelo atual de disputa. O descenso seguirá o mesmo, com dois clubes rebaixados para a Série D de 2028.

Já em 2028, a Série C terá uma transformação mais profunda. O campeonato será ampliado para 28 clubes, distribuídos em dois grupos de 14 times cada, com confrontos em jogos de ida e volta dentro das chaves. Com o novo formato, o rebaixamento será ampliado: seis equipes cairão para a Série D de 2029.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta