Câmara Legislativa aprova Cleber Monteiro para presidência do Iges-DF

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O nome de Cleber Monteiro Fernandes, indicado pelo GDF para assumir a presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), foi aprovado, nesta terça-feira (18/3), no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O delegado aposentado da Polícia Civil (PCDF) também passou por aprovação na Comissão de Saúde (CAS) após sabatina nessa segunda-feira (17/3).

Com 12 votos favoráveis à indicação, Monteiro agora pode, oficialmente, assumir o cargo. Apesar da aprovação, alguns deputados da oposição criticaram o modelo do Iges-DF e pontuaram a nomeação de um oitavo presidente em seis anos. “A indicação vai junto com o modelo. Não tinha como, por coerência, votar a favor”, declarou Fábio Feliz (PSol).

“Esse é o oitavo presidente do Iges em seis anos. O modelo [Iges] faliu. Ibaneis [Rocha (MDB)] na campanha [eleitoral] disse que o Iges era usado para corrupção. [Ele] sentou na cadeira de governador e mudou de ideia”, disse Gabriel Magno (PT).

Então vice-presidente do Iges-DF, Monteiro foi indicado para assumir a presidência do instituto em substituição a Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, nomeado secretário de Saúde do Distrito Federal, após o pedido de demissão de Lucilene Florêncio.

Cleber Monteiro é bacharel em Direito pelo UDF, com pós-graduação em Segurança Pública pela UPIS e especialização em Polícia Judiciária. Foi delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), atuando como diretor-geral em 2009. Na administração pública, exerceu cargos como chefe de gabinete, subsecretário de Mobiliário Urbano, assessor especial da Secretaria de Governo e subsecretário de Patrimônio Imobiliário do GDF.

Monteiro exerceu funções na administração pública do Distrito Federal, incluindo os cargos de chefe de gabinete do ex-deputado distrital Raimundo Ribeiro, subsecretário de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades do GDF, chefe de gabinete da Administração Regional de Ceilândia, assessor especial da Secretaria de Governo e subsecretário de Patrimônio Imobiliário da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do GDF.

Durante sabatina, Monteiro falou sobre planos para mitigação de problemas no instituto e explicou que uma de suas qualidades é a formação de boas equipes.

“Fui negociador da polícia, em momentos de crises, com especialização nessa área. Então, eu consigo com facilidade entender as pessoas e buscar o melhor delas. [Além disso] eu tenho uma qualidade que é montar equipes. Temos profissionais de todas as áreas distribuídos no Iges, cada um com sua expertise para ajudar na gestão”, declarou.

Em resposta a distritais, Monteiro explicou o motivo de ter aceitado o convite de gerir a pasta. Segundo o delegado, a missão o motivou.

“O governador me deu carta branca para fazer as mudanças que julgo necessário. […] Esse cargo não me envaidece, a cadeira não me envaidece. Eu fui o único delegado da Polícia Civil [à época em que foi diretor da corporação] que pediu para sair. Disse que estava com problemas de saúde e passei a bola para frente. Não assumo o cargo pela vaidade, mas pela missão que é dada. E tenho um time de profissionais que agregam valores”, disse.

Conforme determina a Lei Distrital nº 6.270, de 30 de janeiro de 2019, o indicado para o cargo de presidente do Iges-DF deve ter o nome submetido previamente à aprovação da CLDF após ser indicado pelo governador do Distrito Federal.

 

 

 

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Da Redação

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