Nesta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Turiaçu rejeitou o Projeto de Lei nº 025/2025, de autoria da vereadora Mônica de Assis, que tinha como objetivo impedir que agressores de mulheres ocupem cargos públicos no município.
A votação terminou com 6 votos a favor e 8 contra, frustrando a expectativa de movimentos sociais e de parte da população que defendiam a aprovação da medida.
Votos a favor: Axinho, Jussara, Chico Sales, Mônica de Assis, Nayara Cardoso e Rayllan Cavalcanti.
Votos contra: Isael da Serra, Maciel Aroni, Neto Soares, Tibica, João da Saúde, Nilton do Açaí, Dom Guido Cardoso e Melo Marques.
A reprovação do projeto gerou forte indignação em setores da sociedade civil organizada, que classificaram a decisão como um retrocesso no combate à violência de gênero.
Para a autora da proposta, a votação revela resistência em tratar a violência contra a mulher com a seriedade necessária:
“Não se trata de ideologia, mas de dignidade humana. É inaceitável que pessoas condenadas por agredir mulheres possam ocupar cargos de poder”, afirmou Mônica de Assis.
Com o resultado, entidades e lideranças locais prometem mobilização popular para que o tema continue em pauta e seja novamente debatido.
+ There are no comments
Add yours