
A Câmara dos Deputados bloqueou o salário do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está foragido nos Estados Unidos após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. A suspensão dos vencimentos foi aplicada em novembro, em cumprimento à decisão da Corte.
Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), deixou o Brasil em setembro, antes da conclusão de seu julgamento. O ministro Alexandre de Moraes já determinou à Polícia Federal a adoção das medidas necessárias para efetuar sua prisão.
Outros dois parlamentares que também deixaram o país tiveram seus salários cortados: Carla Zambelli (PL-SP), em junho, e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no mês seguinte. Além da suspensão dos vencimentos, a cota parlamentar dos três deputados também foi bloqueada pela Câmara.
O salário bruto de um deputado federal é de R$ 46.366,19. Apesar das restrições, os gabinetes de Ramagem, Zambelli e Bolsonaro continuam funcionando normalmente, com suas equipes ativas. O STF determinou ainda a perda do mandato de Ramagem, mas a Câmara não cumpriu a ordem até o momento.


+ There are no comments
Add yours