Aconteceu na noite do ultimo domingo (10), a cerimonia de morte do Boi Pérola dos Lençóis, o ato começou as 19:00 hrs, com um cortejo pelas principais ruas e avenidas de Barreirinhas e pontos turísticos da cidade, entre eles a beira rio.
Durante o cortejo populares que acompanhavam em suas portas aplaudiam o ato.
O Bumba-meu-boi Pérola dos Lençóis já tem mais de cinco anos e faz parte do segundo escalão de brincadeiras do circuito cultural do governo do estado do Maranhão.
O percusso terminou no restaurante Bombordo, onde a cerimonia de morte do bumba-meu-boi, algo que emocionou tantos os brincantes quanto o público que acompanhava.
Pérola dos Lençóis teve durante todo esse ano uma agenda extensa, tanto dentro do município quanto fora dele, que mostra o quanto esta manifestação cultural tem sido importante para a cultura em Barreirinhas.
Para Zé Maria Marques, presidente do bum-meu-boi, é emocionante conduzir a brincadeira e o sentimento é de gratidão a todos os parceiros e brincantes.
“É um sentimento de gratidão a todos que nos ajudam, todos os patrocinadores, amigos, brincantes, foi um ano de lutas e de muita emoção, mas no fim te da muita felicidade você ver todos brincando com o Pérola. Já estamos em preparativos para o ano que vem, inclusive com o tema”, finalizou.
A festa iniciou-se durante a tarde com apresentações musicais com varias bandas e o encerramento com Top Love e Trio Farra.
Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste mas também em algumas do Sudeste, existem agremiações chamadas de “bois” que realizam cortejos ou outros tipos de apresentações utilizando a figura do animal, tendo muitas vezes caráter competitivo.
A festa tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas.
O Bumba-meu-boi teve origem no nordeste no século XVII, durante o Ciclo do Gado, quando o boi tinha grande importância simbólica e econômica. … O boi de Parintins traz também forte influência indígena. Em seu princípio, o Bumba-meu-boi sofreu grande repressão por ser uma festa de origem escrava.
“Me sinto muito feliz em participar desse momento, o Pérola já faz parte da cultura do Maranhão e de Barreirinhas e eu me sinto muito agradecido por esta aqui, agora é se preparar pro ano que vem”. Disse Kayke Reis – catirina
Bumba-meu-boi Pérola dos Lençóis tem se tornado nesses mais de 05 anos uma manifestação cultural de grande importância para o município de Barreirinhas.
VEJA A MATÉRIA
+ There are no comments
Add yours