Violência – O Brasil registrou mais de 83 mil casos de estupro e estupro de vulnerável em 2025, segundo dados informados por estados e Distrito Federal ao Ministério da Justiça. Isso representa uma média de 227 vítimas por dia ao longo do ano passado — o equivalente a aproximadamente 9 vítimas por hora ou um estupro a cada seis minutos no país.
O crime de estupro ocorre quando uma pessoa é obrigada a manter relação sexual ou a praticar atos sexuais contra a sua vontade, por meio de violência ou ameaça. Quando a vítima é menor de 14 anos, o crime é considerado estupro de vulnerável. O crime é regido pelo artigo 217 do código penal e a penalidade pode ser de 8 anos a 15 anos de prisão.
Os casos em que a vítima era menor de 14 anos representam mais de 70% do total de registros, somando 58.951 crianças e adolescentes. Na maior parte dos casos, as vítimas são meninas.
O número total de casos de estupro é 11% menor do que no ano anterior, quando foram informados 93.455 casos. Considerando somente os dados de estupros em que a vítima é menor de 14 anos, houve um aumento de 1% em relação ao ano de 2024.


+ There are no comments
Add yours