O Instituto Escutec traz novos números da disputa pelo governo do Maranhão. A pesquisa mostra que o candidato a reeleição, Carlos Brandão (PSB), lidera a corrida pelo comando do Palácio dos Leões.
O levantamento, que tem registro MA 4989/2022, ouviu 2 mil eleitores nos dias 19 a 25 de setembro em 70 municípios. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos.
No cenário estimulado, Carlos Brandão aparece com 44% das intenções de votos. Vem depois, o senador Weverton Rocha (PDT) com 21%. O pedetista está tecnicamente empatado com o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC) que aparece com 19%.
Mais distante, vem o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PSD) com 9%. Simplício Araújo (SD) tem 1% e os demais candidatos – Enilton Rodrigues (PSOL), Hertz Dias (PSTU), Joás Moraes (DC) e Frankle Costa (PCB) – somam 1%.
Considerando somente os votos válidos (quando são retirados os indecisos), Brandão fica com 47%, Weverton, 22% e Lahesio com 20%. Edivaldo mantém os 9%, Simplício, 1% e os demais candidatos somam 1%.
Segundo turno
Em um cenário de segundo turno, se a disputa fosse entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o socialista venceria o pleito com 52% contra 33% do pedetista.
Já se a disputa de segundo turno fosse entre Brandão e Lahesio Bonfim, o primeiro seria eleito com 53% e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes teria 29%.
Rejeição
No cenário de rejeição, o senador Weverton Rocha é o que tem maior percentual: 25%. Logo em seguida vem Carlos Brandão com 24%. Em Lahesio Bonfim, 14% dos entrevistados disseram que não votam e em Edivaldo, 10%.
Simplício Araújo e Enilton Rodrigues tem 5% de rejeição cada. Frankle Costa aparece com 4% e Joás Moraes e Hertz Dias têm 3% de rejeição cada um.
Carla Lima/Ipolítica
+ There are no comments
Add yours