Blog diz que Ipec divulga pesquisa de São Luís como sendo do Maranhão

Estimated read time 2 min read

Quem acessou o registro da pesquisa do Instituto Ipec realizada com apenas 800 eleitores maranhenses – divulgada na noite desta terça-feira, 23, pela TV Mirante – e tentou saber em quais municípios ela foi realizada, encontrou a mensagem acima no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo a própria Justiça Eleitoral, o levantamento “não possui arquivo de bairros/municípios”.

Os dados sobre as localidades pesquisadas não foram encaminhadas ao TRE- que aceita este tipo de dinâmica com base na lei eleitoral, obrigando o instituto a entregar a lista de localidades pesquisadas depois da divulgação – por que ela foi vendida como sendo do Maranhão, mas realizada apenas na região de São Luís.

Levantamento com apenas 800 eleitores foi realizado em áreas onde o governador Carlos Brandão tem realizado campanha com vereadores, mas o instituto – formado por ex-diretores do Ibope – não encaminhou a lista dos locais pesquisados e, mesmo assim, teve a divulgação autorizada pela Justiça Eleitoral

blog Marco Aurélio d’Eça apurou que os dados são realizados por equipes terceirizadas de institutos maranhenses; e que os números são idênticos a dados de outras pesquisas na capital maranhense.

O resultado do levantamento foi absolutamente discrepante de todos os até agora divulgados, apresentando o governador Carlos Brandão (PSB) com 28% dos votos, tendo o senador Weverton Rocha (PDT) bem atrás, com 16%.

Curiosamente, o ex-prefeito Lahésio Bonfim (PSC) – que o próprio Palácio dos Leões diz há meses que está disputando o segundo lugar – apareceu em quarto, com meros 10%, atrás do ex-prefeito da capital, Edivaldo Júnior, com 14%.

O levantamento divulgado na Mirante causou espanto até mesmo em aliados do governador-tampão; muitos ligaram ao blog Marco Aurélio d’Eça para levantar questionamentos sobre o resultado.

Os 800 eleitores ouvidos pelo IPEC – instituto criado por ex-diretores do extinto Ibope – foram ouvidos entre os dias.

 

*Com Marco Aurélio d’Eça

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta