Um bebê de 6,5 kg e 55 cm nasceu de parto normal em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, no dia 9 de agosto. A mãe, Ariane Borges, de 39 anos, e a criança, Alderico, enfrentaram complicações durante o parto, mas ambos receberam alta hospitalar e já estão em casa.
Complicações no parto
Segundo Ariane, o bebê sofreu uma lesão no plexo braquial, que afeta os nervos dos braços, e ficou cinco minutos sem respirar, precisando de intervenção médica imediata. Alderico permaneceu dez dias no hospital e precisará passar por sessões de fisioterapia para recuperar completamente a mobilidade do ombro.
A mãe também sofreu complicações: apresentou hemorragia e precisou levar 55 pontos.
Surpresa com o tamanho do bebê
Ariane relatou que não esperava que o bebê nascesse tão grande. Durante a gestação, os exames de pré-natal e ultrassons não indicaram intercorrências significativas. “No último ultrassom, a médica disse que ia ser um bebê grande, mas não imaginava que seria assim. Ela até falou que não queria me assustar, então achei que era brincadeira”, contou a mãe.
Parto envolveu 10 médicos
No dia do parto, Ariane já estava com 42 semanas de gestação. Inicialmente, havia a previsão de cesariana, mas a equipe médica decidiu induzir o parto normal. Cerca de dez profissionais participaram do procedimento. Durante o nascimento, houve ruptura do cordão umbilical e grande esforço para garantir a vida do bebê.
“Eles induziram o parto. O médico até falou: ‘Se você já ganhou oito [filhos] de parto normal, esse é mole para a senhora’. O neném quase perdeu a vida porque ficou cinco minutos sem suspirar. Juntou uns dez médicos para conseguir retirá-lo. O médico ficou assustado e surpreso na mesma hora, até se emocionou depois que ele voltou a respirar”, relembrou Ariane.
Apesar da lesão no ombro, os médicos informaram que Alderico recuperará os movimentos do braço e não terá sequelas neurológicas. Atualmente, com quase dois meses, o bebê já pesa cerca de 10 kg, o dobro do esperado para a idade.
+ There are no comments
Add yours