Barroso cancela agenda em palestras nos EUA após perder o visto

Estimated read time 1 min read

As recentes sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a impactar diretamente a agenda internacional do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

Na semana passada, os EUA anunciaram a cassação do visto de entrada no país do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos sobre o 8 de janeiro e a suposta tentativa de golpe de 2022. A medida incluiu ainda “seus aliados” no STF, embora não tenha divulgado nominalmente todos os atingidos.

Segundo informações do site da revista Veja, Barroso já havia confirmado presença em eventos de três universidades norte-americanas — Yale, Stanford e Universidade de Nova Iorque — e mantém vínculos acadêmicos frequentes com Harvard. Com as sanções, sua participação nessas atividades está agora sob incerteza, impactando suas relações institucionais e acadêmicas internacionais.

A decisão do governo dos EUA veio após a imposição de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, autorizadas por Moraes e acompanhadas por maioria dos ministros da Primeira Turma, incluindo Barroso.

Relacionadas

Da Redação

+ There are no comments

Add yours

Deixe uma resposta